O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades e dirigida à sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois nos dias 17 é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, 14 é o Dia Mundial do Diabetes e 19 Dia Internacional do Homem.
Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele não melanoma. Conforme o Ministério da Saúde, são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros.
O diabetes é um gravíssimo problema de saúde pública, e que vem aumentando seus índices de forma alarmante. Houve um grande crescimento no número de casos de diabetes tipo 2 em todo o mundo. Em 1985, era estimado haver 30 milhões de pessoas com diabetes. Em 1995, esse número já ultrapassava os 150 milhões. De acordo com as estatísticas da IDF (International Diabetes Federation), atualmente o número já supera os 250 milhões.
A Secretaria Municipal de Saúde abre, oficialmente, a Campanha Novembro Azul na manhã do dia 06, com a programação abaixo e que irá envolver a participação de toda a equipe de Saúde no desenvolvimento de ações estratégicas para os homens, com o intuito de conscientizá-los quanto à prevenção e diagnóstico precoce de tais doenças.
Programação
06/11 –Lançamento da campanha – Servidores da Saúde
Palestra “Câncer de Próstata”
Ações : realização de exames de PSA, glicemia, colesterol total, triglicerídeos
Local: Auditório da Secretaria de Saúde
Horário: 07:30hs
08/11 – Palestra “Câncer de Próstata e Diabetes Mellitus”
Palestrantes : Kelly Aparecida (médica) e enfermeira Kelly Laura
Local : Empresa Novanis
Horário : 14h às 15h
09/11 – Atendimento a diabéticos, agendados pela ARAD
Ações: Dinâmica e contagem de carboidratos pela Secretaria Municipal de Saúde e a Associação Rondonopolitana de Assistência ao Diabético (ARAD), com acompanhamento da equipe multidisciplinar (endocrinologista, nutricionista, educador físico e assistente social)
Local: Clube Gaivota
Horário: 07h às 17h
12/11 – Palestra “Doenças Cardiovasculares”
Palestrantes : Kelly Aparecida (médica) e enfermeira Kelly Laura
Local : Empresa Novanis
Horário : 14h às 15h
13 e 14/11 – Treinamento em serviço em diabetes, hipertensão e câncer de próstata com a equipe do C.S.São Francisco, em parceria com Escritório Regional.
Horário : 7h às 11h/ 13h às 17h
Local : C.S. São Francisco
14/11 – Dia Mundial do Diabetes
Ações:Caminhada no Horto Florestal e orientações para os diabéticos
Horário: 08 h
Ações: Programação do Serv Saúde voltada para os servidores do Paço Municipal,
com participação do Centro de Nefrologia e do Programa Municipal de Diabetes da Secretaria Municipal de Saúde
Local: Prefeitura Municipal
Horário: 14h
19/11 – Palestra “DSTs”
Local: Big Master
Horário : 18h:30
22 e 27 /11 – Capacitação para os profissionais médicos da Rede Básica de Saúde – Monitorização de diabetes, com o endocrinologista Arthur Emílio
Local : Auditório Secretaria Municipal de Saúde
Horário : 13h às 17h
Outras empresas deverão aderir à programação.